segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O pesadelo continua!!

Pois, é estou de volta... depois desta longa ausência (preguicite aguda!!!) não é pelos melhores motivos que volto a escrever.

Hoje, num dia que eu adorei (o dia da festinha de Natal das minhas pestinhas), soube que uma mãe das minhas estrelinhas se começou finalmente a aperceber dos problemas do colégio...

Embora já esteja a trabalhar num outro jardim-de-infância desde Outubro, nunca deixei de ter contacto com as minhas ex-colegas e de saber que os problemas e o desrespeito à infância continuam... é triste que as pessoas vejam os jardins-de-infância como formas fáceis de fazer dinheiro e nada percebam de pedagogia e do desenvolvimento infantil, que tirem cursos e não tenham a mínima vocação para trabalhar com crianças.

Sim, porque trabalhar com crianças numa fase tão precoce das suas vidas é moldar a sua personalidade, ensiná-las a ver o mundo e a percebê-lo com os seu próprios meios, encaminhá-las no seu desenvolvimento para serem adultos activos, críticos, que possam fazer o mundo evoluir e melhorar. Como podem certas pessoas brincar com esta responsabilidade??

Não esquecendo que trabalhar com as crianças é também trabalhar com os pais (e familiares directos). Estem têm o direito de participar na vida escolar dos filhos e, sim, de pedir satisfações sempre que pensem que os seus filhos não estão bem na escola! Mais do que um direito, é o dever de todos os pais. Coagir, ameaçar, os pais é meio caminho para a ruina de quem diz que "tempo é dinheiro e eu estou aqui para fazer dinheiro, se está a fazer-me perder tempo, está a fazer-me perder dinheiro..." (O resto da frase nem quero referir).

Tenho pena que o mundo da educação de infância tenha chegado a este ponto... no lugar de uma evolução temos o total desrespeito!

Amanhã conto como foi a festa de Natal...

1 comentário:

Pepe Luigi disse...

Passei para desejar um Feliz Natal e um Bom Ano de 2008.