A expressão dramática por vezes é levada demasiado a sério. Exigimos demais dos meninos, pois acreditamos que todos têm de saber um determinado número de falas, têm de as dizer no tempo certo e sem esquecer uma vírgula... e nós educadores a roer as unhas, por detrás do palco!!
E a brincadeira?! E a diversão?!
Aos poucos fui descobrindo outras formas de trabalhar a expressão dramática sem "massacrar" as crianças (e os adultos!), acreditem que foi algo que sempre me preocupou!
Ontem experimentei algo que ainda nunca tinha feito: uma dramatização "espontânea", isto é, os meninos descreviam os acontecimentos e eles próprios criavam os gestos e movimentos adequados ao que estava a ser dito.
Reuni o grupo para a leitura da história "Ainda Nada?", de Christian Voltz, Kalandraka. A história é muito simples e permite aos meninos participarem, pois há frases que vão sendo repetidas ao longo da história e que eles gostam sempre de terminar (eu começo a frase e eles treminam).
Tanto com este grupo, como com um outro grupo com que trabalhei anteriormente, os meninos gostaram tanto da história que me pediram para voltar a lê-la. Estiveram tão atentos como na primeira vez que a li!
Após a leitura da história, reunimo-nos em círculo e pedi aos meninos que me descrevessem a história. O grupo estava mesmo muito entusiasmado! O R. dizia-me que "O Sr. Luís fez um buraco enooooome na terra" (a história começa com a frase "De manhã, bem cedo, o senhor Luís cavou um buraco Enorme na terra"). Então todos cavámos um pouco, depois colocámos a semente e pisámos a terra, regámos, conversámos com a semente, fomos dormir (e ressonámos bem alto) e voltámos todos os dias para ver se a semente já tinha brotado, até conversámos com o pássaro apaixonado, que "não disse nem piou!"...
Assim, num momento bem divertido, recordámos a história através de uma dramatização que trouxe muitas gargalhadas à nossa sala! Foi uma actividade em que até eu me ri à gargalhada!!!
E a brincadeira?! E a diversão?!
Aos poucos fui descobrindo outras formas de trabalhar a expressão dramática sem "massacrar" as crianças (e os adultos!), acreditem que foi algo que sempre me preocupou!

Reuni o grupo para a leitura da história "Ainda Nada?", de Christian Voltz, Kalandraka. A história é muito simples e permite aos meninos participarem, pois há frases que vão sendo repetidas ao longo da história e que eles gostam sempre de terminar (eu começo a frase e eles treminam).
Tanto com este grupo, como com um outro grupo com que trabalhei anteriormente, os meninos gostaram tanto da história que me pediram para voltar a lê-la. Estiveram tão atentos como na primeira vez que a li!
Após a leitura da história, reunimo-nos em círculo e pedi aos meninos que me descrevessem a história. O grupo estava mesmo muito entusiasmado! O R. dizia-me que "O Sr. Luís fez um buraco enooooome na terra" (a história começa com a frase "De manhã, bem cedo, o senhor Luís cavou um buraco Enorme na terra"). Então todos cavámos um pouco, depois colocámos a semente e pisámos a terra, regámos, conversámos com a semente, fomos dormir (e ressonámos bem alto) e voltámos todos os dias para ver se a semente já tinha brotado, até conversámos com o pássaro apaixonado, que "não disse nem piou!"...
Assim, num momento bem divertido, recordámos a história através de uma dramatização que trouxe muitas gargalhadas à nossa sala! Foi uma actividade em que até eu me ri à gargalhada!!!
2 comentários:
Sem dramas, portanto! :P
lol, sim, porque eu n gosto nada de dramas!! :)
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